ATUAÇÃO


Enquanto atuação geográfica -  A ASA Alagoas tem atuação em toda a região semiárida do estado, que compreende as seguites Microrregiões e respectivos municípios:

AGRESTE - Cacimbinhas, Igaci, Major Isidoro, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Minador do  Negrão, Traipú, Giral do Ponciano, Batalha, Jaramataia  e Craíbas;

MÉDIO SERTÃO II ou BACIA LEITEIRA - Belo Monte, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Palestina, Pão de Açúcar, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira;

MÉDIO SERTÃO I - Olho D'águas da Flores, Olivença, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco e Carneiros;

ALTO SERTÃO - Piranhas, Olho D'água do Casado, Delmiro Gouveia, Água Branca, Mata Grande, Inhapi, Canapi e Pariconha.

Enquanto atuação estratégica - Devido a ampla e complexa atuação que a rede tem enquanto articulação de organizações de vários seguimentos e diferentes campos de interesses, a atuação da ASA se divide estrategicamente por grupos de trabalho ou GTs. Hoje, a ASA é composta pelos seguintes GTs, que também representam as bandeiras de luta da articulação:

AGROECOLOGIA - Busca, através da mobilização das instiuitções, estimular a prática de uma agriculturas sutentável, ampliar as discussões de meio ambiente nos diversos espaços que compõem a ASA e procura ainda discutir a organização dos agricultores/as para a produção e comercialização de alimentos.

COMUNICAÇÃO - Tem como objetivo a sistematização e divulgação das experiências de agricultores/as, como também da ações da ASA e entidades envolvidas. Procura valorizar o saber e a experiência do agricultor e, sobretudo, disseminar a imagem de um semiárido possível, utilizando instrumentos como boletins, banneres, programas de rádio e internet (redes sociais, sites, blogs)

EDUCAÇÃO - Além de compor espaços como a Rede de Educação Contextualizada do Agreste e  Semiárido (RECASA), a ASA promove espaços de formação durante a axecução dos programas que desenvolve. Através dos programas, as familias atendidas participam de cursos para gerenciamento dos recursos hídricos (GRH), gerenciamento de água para a produção de alimentos (GAPA) e Sistemas  de Irrigação Simplificados e Manejo da Água (SISMA).. 

HABITAÇÃO - Mobiliza as organizações que lutam pelo acesso a moradia, através de momentos de estudo e elaboração de propostas coletiva de forma coletiva. Com isso, busca acessar o Programa Minha Casa Minha Vida Rural, através das organizações que tem propostas apresentadas e envolver mais entidades na luta pelo acesso a moradia no semiárido. 

SEMENTES -Procura mobilizar e organizar agricultores/as para aprodução de sementes, especialmente as crioulas (sementes da resistência), principalmente a partir da formação dos Bancos Comunitários de Sementes. Além da produção, busca estimular a valorização e comercialização das sementes crioulas.

Enquanto atuação política - O principal objetivo da ASA Alagoas é a representação e a luta pelo direito das famílias do semiárido. Para isto, está presente nos diversos espaços de promoção, elaboração, gerenciamento e fiscalização de políticas voltadas para estes sujeitos. Hoje, a ASA faz parte dos seguintes espaços politicos-organizativos:

CEDAFRA - Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária
TERRITÓRIOS DA CIDADANIA