terça-feira, 24 de julho de 2018

No intercâmbio famílias de agricultores trocam experiência para produção agroecológica



      Visita a agricultora Maria  Emilia na comunidade Frade
Visita ao agricultor Francisco de Assis na comunidade Olho D´Água do Negro em Maravilha


    Comunidade Jiquiri em Minador  do Negrão na residência do agricultor Fernando Silva.
Agricultoras e agricultores que conquistaram o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) em Ouro Branco-AL trocam experiências sobre as estratégias para produzirem alimentos sem uso de agrotóxico, conservar o solo e garantir a segurança alimentar e nutricional da família, através do uso da água das cisternas calçadão e enxurrada. Eles conheceram as alternativas desenvolvidas por famílias, que conseguem cultivar hortaliças, frutíferas, criar aves e ovelhas em municípios do Semiárido alagoano.
“Estamos conhecendo experiências de como as pessoas estão produzindo, e levaremos conhecimento para produzirmos alimentação saudável para nossa família, para comunidade e para vender na feira. Esse intercâmbio está sendo um momento de aprendizado, porque tem muitas coisas que não conhecíamos e agora estamos conhecendo”, disse a agricultora Maria Aparecida da Silva da comunidade Joaquim Gomes em Ouro Branco. 
Já o agricultor Senival Marinho do Nascimento da comunidade Bonito em Ouro Branco destacou: “Estou conhecendo coisas que não sabia e está sendo uma experiência, porque a gente vai plantar e vai deixar de comprar produtos químicos”.                                                              
Para agricultora Ivonete Rodrigues de Lima da comunidade Tintino em Ouro Branco o intercâmbio é uma oportunidade de aprendizagem entre os agricultores “Estou aprendendo várias coisas que não era do meu conhecimento. Eu só compro verdura com produtos químicos nas feiras, e estou vendo que com água na cisterna posso produzir alimento natural”.
As famílias visitaram as experiências da agricultora Maria Emília na comunidade Frade em Ouro Branco, de Francisco de Assis na comunidade Olho D´Água do Negro em Maravilha-AL e do agricultor Fernando da Silva na comunidade Jiquiri em Minador do Negrão-AL.
O intercâmbio aconteceu nos dias 19 e 20 de julho e faz parte das ações do Programa P1+2, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), que é executado pelo Cdecma nos municípios de Ouro Branco e Santana do Ipanema e financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Eline Souza – Comunicadora popular/Cdecma

Nenhum comentário:

Postar um comentário