quarta-feira, 6 de julho de 2011

Maceió sedia II Encontro Nacional de Sementes

Delegações de agricultores e agricultoras de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais estão desembarcando em Maceió (AL) para trocar experiências sobre as sementes nativas. A atividade faz parte do II Encontro Nacional de Sementes promovido pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), que começa nesta quarta (6), às 18h30, no Hotel Matsubara, no bairro de Cruz das Almas.

A abertura será feita por um grupo de teatro que vai falar sobre a imposição do consumo de produtos derivados de sementes transgênicas. Em seguida, será realizada uma mesa com o tema Ameaças as sementes e ao patrimônio genético das comunidades rurais e da agricultura familiar camponesa. No segundo dia (7) do encontro serão realizadas oficinas temáticas com base nas experiências desenvolvidas nos estados e uma feira de saberes e sabores onde os participantes vão poder trocar sementes, mudas, alimentos regionais e materiais impressos e audiovisuais.

No último dia (8) será realizada a mesa O papel das políticas públicas e a valorização da agrobiodiversidade como política de convivência com o Semiárido, que contará com a presença de gestores públicos, entre eles, Silvio Porto, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Jorge Dantas, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Alagoas. As reflexões e propostas construídas no evento irão compor uma carta política que será encaminhada aos gestores e legisladores públicos.
Segundo o coordenador executivo da ASA, Mardônio Alves, a articulação percebeu a necessidade de aprofundar o tema das sementes diante dos avanços dos transgênicos, que são liberados a cada dia, junto com pacotes tecnológicos que vão contra a posição da agricultura agroecólogica. Por outro lado, a ASA procura fazer frente a este cenário, através de uma série de experiências exitosas de redes estaduais e microrregionais onde há essa preservação das sementes crioulas.
“Esse encontro vem para rediscutir o atual contexto, não só enquanto ASA, mas junto aos governos estadual e federal, na perspectiva de formulação de políticas públicas adaptadas que garantam a convivência com o Semiárido”, afirma Mardônio.       
O II Encontro Nacional de Sementes conta com a parceria da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário