Agricultores e agricultoras de toda região nordeste animam-se para celebrar mais um momento de intercâmbio, debate político e espaço de proposição junto ao poder público. Desta vez o tema em pauta é a garantia da biodiversidade no semiárido através da preservação das sementes crioulas.
Durante os dias 06,07 e 08 de julho em Maceió, capital Alagoana, agricultores camponeses, organizações da sociedade civil e governantes serão convidados a discutir sobre as políticas e experiências para a conservação deste patrimônio tão importante para a soberania alimentar das famílias do semiárido.
Caravanas de todos os estados nordestinos e Minas Gerais, já se preparam e deverão trazer em sua mala as sementes crioulas, da resistência, da paixão, seus guardiões, seus missionários, um pouco de suas casas de semente, enfim todas as iniciativas que representam uma luta pelo direito a permanência da vida. Uma luta que vem se fortalecendo nas iniciativas dos agricultores e agricultoras, mas que também já alcança os espaços políticos e institucionais, através da implantação de leis e das pesquisas universitárias.
Na programação do evento estão incluídas uma mesa de debate sobre as ameaças as sementes enquanto patrimônio genético da agricultura familiar, oficinas para socialização e debate das experiências nos estados e ainda uma mesa que trará representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Ministérios do Desenvolvimento Social e do desenvolvimento Agrário (MDA e MDS), Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas (SEAGRI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Neste momento agricultores e agricultoras, representados pela Articulação do Semiárido (ASA) e governantes colocarão suas intenções e projetos na defesa das sementes tradicionais.
A programação prevê ainda uma feira para troca de sementes e outros produtos trazidos pelas caravanas, animada por um trio de forró e um momento para debate por estado, além dos momentos de encaminhamento e de leitura da carta política do encontro.
O II Encontro Nacional de Sementes acontecerá no Hotel Matsubara, Bairro de Cruz das Almaas, é uma realização da ASA em parceria com a Agência Nacional de Agroecologia (ANA) e espera reunir cerca de cem agricultores e agricultoras do semiárido brasileiro.
Comunicadora Popular ASA Al
Nenhum comentário:
Postar um comentário