"Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar
O I Congresso do Movimento dos Pequenos Agricultores, MPA, recebeu cerca de 4.000 camponeses e camponesas de 19 estados onde o movimento está organizado, entre os dias 12, 13, 14, 15 e 16 de outubro de 2015, em São Bernardo do Campo, São Paulo, além de participação de operários e delegações internacionais.
O principal objetivo do congresso foi discutir a aliança camponesa e operária, tendo o Alimento Saudável o elo unificador. Através do Plano Camponês, o MPA, vem se destacado como um movimento de luta pela Segurança e Soberania Alimentar. E Acredita que somente com a aliança do campo e cidade é possível consolidar o plano de plantar e alimentar o Povo Brasileiro.
O congresso também fez uma programação paralela, o "congressinho", contou com a participação de cerca de 200 crianças.
Muitas Lideranças estiveram presentes, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e João Pedro Stedile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
O estado de Alagoas compareceu com uma deleção de 20 camponeses e camponesas. De volta, traz na bagagem: discutir e trabalhar as bases, lutar contra os agrotóxicos e os transgênicos, contribuindo para o Plano Camponês.
Simone Lopes
Assessora Pedagógica da ASA/Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário