segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

A série 14º - Guerreiros e guerreiras do campo: Diversidade produtiva no quintal


A família da agricultora Elizangela Santos da Silva diversificou e manteve a produção no quintal de casa, a partir da conquista do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). “O Programa mudou nossa vida. Agora podemos produzir no período de estiagem. O que conseguimos plantar é para o consumo da família e vendemos na comunidade”, disse à agricultora que mora na comunidade Camoxinga em Santana do Ipanema/AL.

No quintal de casa a família cultiva batata-doce, macaxeira, feijão-de-corda, coentro, cebolinha, alface, tomate, pimentão, berinjela, couve e frutíferas. A sogra de Elisangela falou: “Antes da cisterna só usava água da barragem para irrigar as hortaliças, quando a barragem secava tinha que interromper a produção, mas depois da cisterna tudo mudou, porque quando a barragem está seca a gente tem a água da cisterna para continuar produzindo as verduras”, disse Maria Eulália, 72.  

Através do P1+2 a família conquistou a cisterna calçadão com capacidade de 52 mil litros de água, o caráter produtivo e participou do processo de formação para produção com qualidade e Convivência no Semiárido. Em 2020 participou da terceira etapa do P1+2 para fortalecer a produção e a comercialização do excedente (sobra da produção).

O P1+2 é uma ação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Cdecma.


 

Ascom Cdecma

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário