segunda-feira, 23 de maio de 2011

RECASA discute Gestão e Cisternas nas Escolas em Alagoas

A Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido – RECASA é uma articulação de organizações e representantes do poder público, composta por educadores da rede pública e das organizações , secretarias de educação, diretores de escolas, entre outros. Desde 2007, quando a rede foi fundada, estes atores discutem e buscam implementar uma política de educação para o campo nos municípios onde a rede atua.

Atualmente são cerca de 20 municípios envolvidos na rede, com experiências e iniciativas que buscam qualificar a educação na área rural através da valorização local. Apesar de só ter sido concretizada em 2007, a RECASA tem mais de 10 anos de atuação e mobilização como foi percebido durante a construção da linha do tempo de história do grupo. Esta foi uma das atividades acontecidas durante o último encontro da rede, realizado nos dias 19 e 20 de maio.

O encontro teve como ponto principal a organização e gestão da rede e incluiu educadores envolvidos no programa Cisternas nas Escolas. Esta participação é resultado do encontro para avaliação do programa, durante o qual foi definido como encaminhamento incluir os municípios beneficiados com as cisternas nas escolas nesta rede de educação.

Neste sentido, a ASA Alagoas tem procurado se inserir e contribuir com a discussão da RECASA e encontrou no programa cisternas nas escolas uma oportunidade de fortalecer esta temática dentro da articulação.

Diante do histórico e das discussões sobre gestão, o grupo da RECASA se organizou em grupos de trabalhos (GT) a fim de potencializar e dar visibilidade a sua atuação. Os presentes se agruparam nos GTs de Formação, Comunicação, Elaboração de material didático e Cisternas nas Escolas.

Com estes encaminhamentos busca-se não só melhorar o processo de gestão da rede como também trazer com maior relevância o tema da educação para os espaços ocupados pela ASA.

Regimere Santos de Melo
Comunicadora Popular / ASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário